Hoteis Rio De Janeiro

hotéis no rio de janeiro

Hotéis no Rio de Janeiro – dicas de onde ficar na cidade maravilhosa!

Estive na capital carioca em setembro de 2018. Me hospedei em acomodações com diferentes preços em variados bairros da cidade e abaixo mostro uma lista dos melhores hotéis no Rio de Janeiro! Todas as acomodações foram reservadas por mim e pagas pelo Melhores Hotéis.

A nossa antiga capital federal tem atrações de sobra e uma beleza inquestionável. É um destino urbano completo, com atrações culturais e naturais para todos os gostos. Não é em vão que o Rio é o cartão-postal do Brasil no exterior! É o destino perfeito para viagens a lazer, mas o público que visita a cidade a negócios também é grande. Independentemente do motivo de sua viagem, ir ao Rio é sempre uma boa ideia!

A cidade tem uma gama hoteleira grande, com hotéis de diferentes redes, com especial destaque para a Accor, do qual fazem parte os hotéis Ibis e Novotel,  a rede Windsor, Atlântico, Atlântica e outros. Os Jogos Olímpicos no Rio de 2016 intensificaram a criação de hotéis e hoje o Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras com maior capacidade turística, contando com mais de 80 mil leitos.

Para saber: Os custos das diárias na cidade são razoáveis, variam bastante de acordo com a região da hospedagem e podem ficar especialmente caros em épocas de muito apelo turístico, como feriados prolongados, Réveillon, Carnaval e durante o verão.

 

Onde Ficar no Rio de Janeiro

Antes de mais nada, é importante entender um pouco da distribuição dos bairros e áreas da cidade para saber onde ficar e compreender que região atende às suas necessidades. O Rio é uma cidade grande, espalhada e com bastante trânsito, então é melhor escolher um hotel que fique próximo das atividades que você pretende fazer para evitar muito tempo gasto nos deslocamentos. Ficar próximo de uma estação do metrô é outra boa ideia para diminuir o tempo nos percursos.

Quem viaja ao Rio a trabalho provavelmente dará prioridade a uma acomodação no centro da cidade. Já para quem prefere curtir as praias e aquele cenário charmoso de novela carioca, um hotel em Ipanema ou Leblon pode ser uma boa ideia. Copacabana, também muito popular, é sempre uma escolha certeira e com grande variedade de hotéis. Botafogo, é uma espécie de meio termo entre a correria do centro e as praias da Zona Sul. A Barra da Tijuca, mais distante de muitas atrações e ao mesmo tempo perto de boas praias, vem se consolidando como novo polo hoteleiro e é uma alternativa para quem quer ficar em uma área menos movimentada, com bons preços. O importante é sempre ter em mente o tipo de atividade que você fará na cidade e assim escolher onde prefere se hospedar.

Centro: Ideal para viagens a negócios ou focada em atrações históricas. Os hotéis nessa região costumam ter bons preços, então é a região certa para quem prioriza economia. Nessa área central do Rio fica o Catete, o bairro de Santa Teresa, que tem charmosos hotéis e a Lapa, super indicada para ficar perto da vida noturna.

Botafogo: É aquele meio termo entre as praias e o centro, a partir dali fica fácil ir aos dois lugares e o bairro conta com a presença do metrô. Tem preços moderados e dois shoppings, o Rio Sul e Botafogo Praia Shopping, além de fácil acesso ao Pão de Açúcar.

Copacabana: É o bairro mais famoso da cidade. Tem hotéis para todos os bolsos e bastante comércio em suas ruas internas. É uma opção com excelente localização para quem pretende frequentar diferentes áreas da cidade ou ficar perto das praias.

Ipanema: Área nobre da Zona Sul, sem tantos hotéis como Copacabana e preços mais salgados. Tem restaurantes mais charmosos e uma praia excelente! É o local ideal para andar de bicicleta, ficar perto da praia e curtir belos fins de tarde.

Leblon: É a continuação de Ipanema, uma área com poucos hotéis e preços geralmente altos. É também uma região nobre, com lojas e restaurantes caros, mas super gostosa para andar a pé.

Barra da Tijuca: A Barra é um bairro “diferente” no contexto do Rio de Janeiro. É bastante extenso e espalhado, ideal para quem está de carro. Ele fica distante de atrações turísticas famosas da cidade, mas se tornou mais acessível depois que o metrô foi implementado na região. Uma vantagem da Barra é que os preços dos hotéis aqui são muito bons… mesmo hotéis mais luxuosos oferecem um excelente custo-benefício na Barra. Na Barra e seu bairro vizinho, o Recreio, acontecem muitos eventos em hotéis e centros de convenções. A região também é excelente para curtir as praias da zona Oeste, que são lindas e menos exploradas e cheias do que as praias da Zona Sul!

 

Melhores Hotéis no Rio de Janeiro

Hotéis no Centro do Rio de Janeiro

Atlântico Business Centro – Situado na região central da cidade, o Atlantico Business é um dos hotéis mais reservados no Rio de Janeiro porque alia sua localização central a diárias com preços baixos. É um hotel instalado em um edifício com 19 andares, conta com sala de reuniões, estacionamento, pequena piscina, pequeno espaço fitness e café da manhã razoável. Seus quartos mais simples não são grandes, mas suficientemente confortáveis para instalar um casal. O quarto tem ar condicionado, frigobar, cofre e televisão de tamanho mediano. Sua cama era firme e a limpeza poderia ser melhorada, mas o hotel funcionou bem durante minha experiência e o atendimento foi cordial.  O hotel fica localizado muito próximo do Teatro Municipal e da Biblioteca Nacional, também bem pertinho de onde passa o VLT, permitindo fácil acesso a outras áreas da cidade, especialmente na região central do Rio de Janeiro. Leia outras avaliações reais sobre o hotel Atlântico Business Centro.

Casa Nova Hotel – Pequeno hotel localizado no centro do Rio, ideal para quem quer ficar perto do burburinho da Lapa ou ir andando a um compromisso de trabalho no Centro. O hotel tem uma decoração atual, restaurante e poucos andares. Os quartos têm um tamanho bem confortável, cama grande, estação de trabalho, guarda-roupas, cofre e frigobar. O banheiro é pequeno, mas com uma excelente ducha. Na recepção o hotel conta com uma cadeira elétrica de massagens e venda de alguns lanches e bebidas. O café da manhã é bom, com ítens quentes e café expresso. O atendimento em minha experiência foi bom também, sem grandes destaques. O quarto era bastante silencioso e ofereceu uma boa noite de sono. O preço é ideal para quem procura um hotel econômico nessa região. Para curtir a noite da Lapa ou ir a um evento no bairro, é perfeito! Leia outras avaliações reais sobre o Casa Nova Hotel.

Petit Rio Hotel – Instalado no Catete e arredores do Largo do Machado, o Petit Rio Hotel é uma opção excelente para quem procura um hotel moderninho e bem localizado, com opções de comércio e restaurantes por perto. O hotel é pequeno, todo novo, conta com poucos apartamentos por andar e 3 elevadores. Os quartos mais simples (minha opção de reserva) são pequenos; o banheiro tem uma boa ducha, o ar condicionado funciona bem e a cama é também confortável. É um local silencioso e com atendimento eficiente dos funcionários, que ainda tem a vantagem de ficar próximo de uma estação do metrô. Embora fique perto do comércio e de restaurantes, a rua do hotel é tranquila, com vários edifícios residenciais e não tão movimentada, ideal para quem quer estar perto do comércio, mas sem sofrer com barulhos externos. O café da manhã é do hotel é bom, com variadas opções de pães e frutas e o lugar conta com restaurante caso você não deseje sair para fazer suas refeições. Leia outras avaliações reais sobre o Petit Rio Hotel.

Américas Granada Hotel – Localizado no centro do Rio, o Granada tem uma boa estrutura e oferece bons preços para quem opta por ficar no centro do Rio de Janeiro. O hotel é grande e com muitos quartos, tem piscina, academia bem equipada e restaurante. Seus quartos não são enormes, mas de tamanho confortável, com boa ducha no banheiro. O quarto tem uma decoração sóbria, simples, ar condicionado e frigobar. Sua localização é indicada para quem tem compromissos de centro, mas no tipo de quarto que escolhi (o mais econômico) não havia uma estação de trabalho – que pode fazer falta para pessoas que viajam a negócios.
Achei a cama macia, mas os lençóis poderiam ser melhores. O atendimento dos funcionários foi simpático, sempre atencioso, e o café da manhã também é gostoso, servido desde bem cedo durante a manhã. No último andar o hotel tem um terraço que oferece uma boa vista da cidade, além área de piscina. Leia outras avaliações reais sobre o Américas Granada Hotel no centro do Rio de Janeiro.

Hotéis em Copacabana

Hotel Atlântico Rio – Bastante popular em Copacabana, o Hotel Atlântico está localizado a 2 quadras do mar, no posto 5. É uma opção de hospedagem interessante para quem procura uma acomodação nessa região, com preço razoável. Na cobertura o hotel conta com uma pequena piscina e uma área de lazer ao ar livre. Já no térreo, fica o restaurante onde é feito o café da manhã e outras refeições. Meu quarto tinha um tamanho razoável, bom chuveiro, frigobar e estação de trabalho. A cama era firme, com uma roupa de cama simples. É um hotel básico, indicado para quem quer ficar em Copa, mas sem gastar tanto com acomodação. Pertíssimo do hotel, a poucos metros, fica a estação do metrô Cantagalo, que facilmente o levará a outras áreas da cidade. O café da manhã do local possuía uma boa variedade de pratos quentes e frios e o atendimento dos funcionários foi bom. O ponto alto do local fica por conta do custo para quem procura uma acomodação em Copacabana! Leia outras avaliações reais sobre o hotel Atlântico Rio.

Rio Othon Palace – Um dos hotéis mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Othon está instalado na frente da praia de Copacabana. É um hotel antigo e de grande porte, com boa estrutura e grande quantidade de quartos. Meu quarto era espaçoso, tinha uma pequena varanda e vista lateral para o mar, além de frigobar abastecido, ar condicionado e banheiro confortável. Na área comum o hotel conta com uma cobertura com uma vista simplesmente espetacular, onde ficam um bar, piscina e espreguiçadeiras. Nos andares inferiores ficam o restaurante e a academia, que é terceirizada e hóspedes do hotel têm acesso gratuito – o local é muito bem equipado e ainda tem o auxílio de professores. O café da manhã é farto, mas feito sem muita delicadeza e é realizado em uma área com vista para o mar. O hotel tem vários elevadores, que durante minha hospedagem funcionaram corretamente. O hotel tem um estilo de decoração dos anos 80 e merecia uma renovação. Os funcionários me atenderam bem durante a estadia. Leia outras avaliações reais sobre o Rio Othon Palace.

Copacabana Palace – Conhecido como um dos principais hotéis do Brasil, o Copacabana Palace é, além de um hotel, um ícone do Rio de Janeiro. É um hotel luxuoso, que faz parte da história do Brasil e já recebeu dezenas de celebridades. O local conta com decoração clássica, três restaurantes de excelente qualidade, piscina semi-olímpica, academia muito equipada e com professor à disposição, além de spa. É um hotel emblemático, refinado, indicado para quem procura uma experiência diferente. O hotel tem dois edifícios, um principal e um anexo; meu quarto (dos mais simples disponíveis) ficava no edifício anexo, logo a frente da piscina. Era um quarto espaçoso, aconchegante, de coração clássica assim como todo o restante do hotel – com cama macia e roupas de cama de excelente qualidade, televisão grande, estação de trabalho, guarda-roupas espaçoso, ar condicionado e banheiro grande, com chuveiro e banheira. As toalhas também chamaram a atenção pela boa qualidade. O café da manhã era maravilhoso, com diversas opções de frutas, pães, bolos, queijos e pratos feitos na hora como ovos e tapioca. O atendimento durante toda a experiência foi muito bom! Embora tenha todo um charme e muito requinte, ficar em um hotel como o Copacabana Palace não é barato e qualquer consumo no local, inclusive nos restaurantes, têm um preço elevado – é bom levar isso em consideração. Note também que ainda que tenha uma piscina enorme, ela não pega sol durante boa parte do dia, que pode ser chato para quem deseja aproveitar a piscina e se bronzear. Leia outras avaliações reais sobre o Belmond Copacabana Palace.

Hotéis em Ipanema

Sofitel Rio de Janeiro Ipanema (ex Caesar Business) – Localizado na frente da Praia de Ipanema e pertinho da estação de metrô Nossa Senhora da Paz, O Sofitel, da rede Accor, é uma excelente opção de hospedagem para quem quer uma acomodação sofisticada, em uma das áreas mais nobres do Rio de Janeiro. O hotel tem uma excelente estrutura, 2 restaurantes, pequena piscina na cobertura, rooftop bar, academia completa e spa. A cobertura, no 23 andar, oferece uma vista incrível, que vale a pena visitar mesmo para quem não é hóspede, já que o restaurante está aberto a todo o público. Meu quarto, possuía vista para o mar e impressionou pela paisagem oferecida através da janela. Tinha um tamanho confortável, mesa de trabalho, frigobar recheado e cama macia, com lençóis e colcha de excelente qualidade (daquelas que nos abraçam e dá vontade de dormir até mais tarde). O banheiro, em um formato um pouco antigo, tem banheira e é também confortável. O hotel não é novo, mas está bem conservado. O café da manhã, realizado no segundo andar e tem uma bela vista da praia, é farto, com opções variadas além de ovos, tapiocas e outros quitutes preparados na hora. Ainda que sua localização privilegiada e requinte sejam destaque, o que mais me impressionou no hotel foi o bom atendimento. Todos os funcionários com quem lidei foram extremamente simpáticos e prestativos – um lugar para se sentir acolhido, é assim que vou guardar minha experiência no Sofitel! Leia outras avaliações reais do Sofitel Ipanema.

 

Arena Ipanema Hotel – Hotel novo, localizado no trechinho que fica entre Ipanema e Copacabana, perto do Forte Copacabana e lojas da região. O Arena é um hotel recente, moderno, com quartos espaçosos e que oferecem um bom custo-benefício considerando sua estrutura e localização. Em seu último andar o hotel conta com uma pequena piscina – que tem uma vista linda para o Arpoador – e um bar, além de um pequenino espaço fitness.
Meu quarto, com vista para o parque, era moderno e bem decorado, com cama grande, bom ar condicionado, excelente ducha no banheiro e estação de trabalho. O quarto tinha uma boa acústica, sem barulhos externos e ofereceu uma boa noite de sono. No térreo era feito o café da manhã, que gostei bastante, com diferentes opções de pratos quentes e frutas. O atendimento dos funcionários foi cortês e fiquei muito satisfeita com a experiência. Leia outras avaliações reais sobre o Arena Ipanema Hotel.

Hotéis na Barra da Tijuca

Windsor Marapendi – Localizado no post 7 da Barra da Tijuca, o Windsor Marapendi é um hotel que alia uma excelente localização na frente do mar, boa estrutura e preço justo para sua proposta. É um hotel refinado, que recebe muitos eventos, está em uma área tranquila e bastante silenciosa da cidade. É ideal para curtir as praias da Zona Oeste, já que o próprio hotel dispõe de uma estrutura da praia para seus hóspedes. O Windsor é moderno, tem quartos espaçosos, academia bem equipada, cobertura com bar e uma ótima piscina, com uma vista belíssima da região.
No térreo funciona um bar, um restaurante, onde é feito o café da manhã – muito farto, com opções de frutas, doces e bolos, além de ovos e tapiocas preparados na hora.  Meu quarto era espaçoso, com cama grande e firme, excelente roupa de cama, frigobar, estação de trabalho e vista lateral para o mar. O atendimento no hotel foi simpático e houve o turndown service (serviço de quarto noturno). Chamou a atenção que ainda que tenha muitos apartamentos e diversos eventos, o hotel possui vários elevadores, que são rápidos e eficientes no transporte dos hóspedes. Leia outras avaliações reais sobre o hotel Windsor Marapendi na Barra da  Tijuca.

Ibis Barra da Tijuca –  Instalado logo no começo da Barra, o Ibis é daqueles hotéis certeiros para quem quer ficar bem localizado e pagar pouco nas diárias – nessa unidade não é diferente. O hotel está localizado em uma região muito boa da Barra, perto de restaurantes e da Av. Olegário Maciel, que tem vários bares próximos. Ele fica também na frente da Lagoa da Tijuca e Av. Ministro Ivan Lins (que dá acesso a Zona Sul). Ao realizar o check-in peça um quarto com vista para a Lagoa e as chances de ter uma vista linda do seu quarto serão grandes! O Ibis é um hotel simples, mas que funciona muito bem para quem não procura luxos. Seu quarto possuía uma cama firme, estação de trabalho, frigobar desabastecido e banheiro pequeno. Essa unidade do hotel tem a nova decoração da rede, mais descontraída, um restaurante, sinuca, cafeteria e cadeira de massagem elétrica no térreo. É ideal para quem quer ficar na Barra, com fácil acesso ao burburinho do bairro e com bons preços. Leia outras avaliações reais sobre o Ibis Rio de Janeiro Barra da Tijuca!

Hotéis em Botafogo

Yoo2 Rio de Janeiro – Inaugurado há cerca de 2 anos, o Yoo2 é um hotel moderninho e inovador, situado em Botafogo, ao lado da Fundação Getúlio Vargas. É um hotel com poucos andares, decoração bastante atual, de característica industrial. Meu quarto era pequeno, mas uma graça, muito bem decorado e com espaçosos bem aproveitados – tinha uma cama macia, bom edredom, frigobar, banheiro pequeno com artigos da Granado e uma ducha excelente, que ofereceu um ótimo banho! Na cobertura fica uma piscina e um bar super descolado, com uma vista simplesmente incrível – o lugar é tão legal que vale a pena conhecer mesmo que não seja hóspede! Vá e curta o visual enquanto toma uma bebida gelada! No térreo fica a academia do hotel e um restaurante, Cariocally Resto&Bar que também tem uma decoração muito bonita. É no térreo onde é feito o café da manhã, que é pequeno, mas com tudo preparado com cuidado e qualidade. O atendimento do hotel é atencioso e para quem procura um lugar com um design diferente e alto astral, é uma excelente pedida. Alguns quartos têm vista para a Baía de Guanabara e Pão de Açúcar e outros para o Cristo Redentor. A localização do local é boa, perto do Botafogo Praia Shopping e próximo de bons restaurantes do bairro. Leia outras avaliações reais sobre o Yoo2 Rio de Janeiro by Intercity.

O Melhores Hotéis é feito em parceria com o Melhores Destinos e Guia de Destinos! Confira aqui promoções de passagens aéreas para o Rio de Janeiro e um guia cheio de dicas para visitar a cidade maravilhosa!

Este artigo foi escrito porCamille Panzera