Hotéis Porto Portugal

Hotéis no Porto

Hotéis no Porto – 10 hotéis testados!

Estive no Porto, em Portugal, durante o mês de março e me hospedei em diferentes hotéis durante a viagem. Todas as hospedagens foram pagas pelo Melhores Hotéis e as fotos foram tiradas por mim durante a ocasião. Os comentários do texto refletem minha experiência e, abaixo, conto sobre os melhores hotéis no Porto, sempre priorizando opções com bom custo/benefício e nos melhores bairros!

Lisboa é a capital do país, mas o Porto, no noroeste de Portugal e às margens do Rio Douro, é quem costuma arrancar suspiros de muitos visitantes. A cidade com ares românticos, pontes belíssimas e produtora dos saborosos vinhos do Porto é um encanto aos olhos. Para muitos, torna-se o destino perfeito por aliar estrutura, charme, belas paisagens e não ficar lotada demais como outros destinos europeus.

Redes hoteleiras, como Pestana e HF Hotels, estão na cidade, mas muitos hotéis menores e a hospedagem em apartamentos também são boas alternativas. Por se tratar de uma cidade antiga, os hotéis que ficam na área histórica geralmente têm um espaço físico um pouco limitado e não possuem estacionamento ou piscina, por exemplo. Esse tipo de “facilidade” costuma existir apenas nos hotéis que ficam em áreas um pouco mais modernas. Outra dica válida é que há a cobrança de taxa municipal turística nos hotéis de 2 euros por dia, por cada hóspede maior de 13 anos.

Entre os destaques da hotelaria local, cito o Pestana Vintage Porto, cujo edifício faz parte do Patrimônio da Unesco e The Yeatman, um hotel que na verdade fica localizado em Vila Nova de Gaia, mas que não poderia faltar nesta lista, já que é considerado um dos melhores hotéis da Europa — vale a pena visitá-lo mesmo que não seja um hóspede.

Onde Ficar no Porto

O Porto é um destino relativamente pequeno, com hotéis concentrados em poucas zonas. É um lugar ótimo para ser explorado a pé e, por isso, escolher a localização da hospedagem torna-se importante, especialmente para aqueles que visitam a cidade sem muito tempo. Os valores das hospedagem na cidade são razoáveis e mais baratos do que em Lisboa. Entretanto, por ser um destino turístico, os fins de semana podem apresentar um aumento no valor das diárias, então procure realizar sua reserva com antecedência para ter várias opções de hotéis para escolher.

A região que fica mais próxima do Rio Douro é chamada de Ribeira e faz parte do Centro Histórico do Porto. É uma área de prédios pequenos e com poucos andares, característicos da arquitetura local. É a parte mais antiga da cidade, com origens medievais, e um lugar ótimo para ter acesso fácil a restaurantes, cafés, atrações turísticas e para poder ir com facilidade a Gaia, que fica a poucos metrôs de distância. A estação de metrô mais próxima dessa região é a tradicional Estação São Bento, que é também um dos pontos turísticos da cidade.

Um pouco mais acima do Rio Douro e “subindo” para a região mais alta das ladeiras do Porto está a região da Baixa, a zona central da cidade. É na Baixa que estão grande lojas do comércio local, centros comerciais e vias como a Santa Catarina e a Av. dos Aliados. Também é na Baixa que fica o Mercado do Bolhão, estações do metrô como Bolhão e Aliados, além de ter fácil acesso aos trajetos de bonde. Para turistas, essa área de hospedagem é ideal e tem hotéis com diferentes faixas de preço.

Boa Vista e a área da Casa da Música é uma região mais nova e moderna, que tem hotéis de maior porte e por vezes mais estruturados. É uma área bastante procurada por viajantes a negócios, mas que também pode ser indicada para quem prefere ficar em um lugar menos tumultuado. Não considero a região tão central e bem localizada quanto às que mencionei acima, mas para quem está com carro, por exemplo, os hotéis costumam ter estacionamento.

Além dessas áreas, que reúnem grande parte dos hotéis do Porto, é importante saber que o Rio Douro divide duas cidades da região metropolitana, o Porto e Vila Nova de Gaia. Gaia, como as pessoas costumam chamar, pode ser uma boa região de hospedagem para quem procura opções mais econômicas; porém, se você quiser se hospedar no charmoso The Yeatman, um hotel 5 estrelas espetacular que tem uma vista incrível da região, leia mais sobre ele abaixo!

Ribeira e Centro Histórico

Porto AS 1829 – Localizado na área histórica do Porto, essa é uma excelente opção para quem procura um hotel bem localizado, cercado por atrações históricas. O exterior do edifício reflete a arquitetura característica da cidade, enquanto por dentro o hotel é todo remodelado, tem elevador, uma decoração retrô e de bom gosto. No primeiro andar, funciona um restaurante e uma papelaria, aberta em 1929, ela é tida como uma das mais antigas lojas do tipo no Porto. Os quartos da acomodação são simples, mas aconchegantes. Meu quarto contava com mesa de trabalho, guarda roupas, frigobar (apenas com água), controles de luzes eletrônicos, televisão grande e pequeno banheiro. A decoração do quarto segue o estilo do hotel, retrô, e não houve ruídos que incomodassem durante minha estadia. A equipe é simpática e o restaurante do hotel tem pratos saborosos. Na recepção, sempre há alguns pastéis de nata e bebida para os hóspedes. O café da manhã é gostoso, com variadas opções e bem apresentado. O bom custo aliado à localização são seus pontos fortes, já que o Porto AS 1829 fica pertinho do Rio Douro e da Ribeira, além de também estar perto da estação São Bento. Se puder, peça um quarto com vista para aproveitar a paisagem da região histórica do Porto. Leia outras avaliações reais sobre o Hotel Porto AS 1829.

 

Pestana Vintage Porto Hotel  Localizado na Ribeira, às margens do Rio Douro, o Pestana é um hotel com excelente localização e que tem uma vista lindíssima da cidade. Para quem procura um local confortável e mais refinado, ele é uma boa pedida nessa região. O hotel ocupa 5 edifícios interligados internamente, cujas fachadas permanecem intactas arquitetonicamente, já que essa região é considerada Patrimônio da Unesco. Meu quarto, com vista para o Rio Douro, era espaçoso, aconchegante e tinha uma cama excelente, com lençóis macios. O quarto contava com bom aquecimento, mesa de trabalho, frigobar e janelas resistentes ao barulho exterior, que ofereceram uma noite de sono tranquila. O banheiro de tamanho mediano foi projetado de forma integrada ao quarto, apenas com vidros como divisão — não gostei da força da ducha do chuveiro e do fato de o box não ser de vidro por inteiro, o que acabava molhando o banheiro. O isolamento acústico entre os quartos foi bom, assim como o atendimento dos funcionários, que no check-in ofereceram vinho do Porto e após o check-out guardaram meus óculos esquecidos no quarto. O hotel tem um pequeno spa e espaço fitness (apenas 3 aparelhos), tem bar e um excelente restaurante de carnes, onde comi muito bem. O café da manhã é muito bom, com ótima variedade de pratos frios, embutidos, queijos, pães, chás, cereais, frutas e pratos típicos da região, como o pão de ló e pastéis de nata. Leia outras avaliações reais sobre o Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage.

 

Baixa

My Stay Porto Bolhão – O edifício do My Stay, localizado a pouca distância da Via Catarina, tem pequenos apartamentos, opção de hospedagem ideal para quem procura um local que não tenha aquela cara padrão de um hotel. Minha unidade contava com uma pequena sala, cozinha também pequena, mas cheia de utensílios, como geladeira, fogão, forno, chaleira, cafeteira, torradeira, panelas, pratos, talheres e outros itens. Além disso, meu apartamento tinha ainda uma varanda ao ar livre, que é bacana para curtir durante o verão. A cama era firme e o banheiro da acomodação, separado do quarto por cortinas e vidro, tinha um tamanho confortável, com ducha do chuveiro com boa pressão. A acomodação foi silenciosa durante todo o tempo, sem barulhos de outros hóspedes ou vizinhos. A recepção do local funciona em horário comercial, por isso, quando o hóspede chega após esse horário, é feito um check-in automático. O acesso ao edifício é feito com senha e não tem elevador, então, se estiver com malas grandes, é aconselhável pedir um quarto no piso térreo. O custo da acomodação foi excelente, especialmente por ser bem localizado, ter bastante comércio próximo e uma cozinha equipada, que permite fazer lanches ou pequenas refeições no próprio apartamento. Leia outras avaliações reais sobre o My Stay Porto Bolhão.

OportoHouse – Instalado em uma rua tranquila e ao mesmo tempo muito central, nos arredores da Torre dos Clérigos e da Av. dos Aliados, esse pequeno edifício na região da baixa do Porto tem 12 quartos. O preço do local é acessível, ideal para quem procura uma acomodação simples e diárias de baixo custo. O preço mais em conta é justificado pelo fato de o edifício não ter elevador e o café da manhã ser básico, com pães e frutas, servido de forma individual. Meu quarto era silencioso, mal se ouvia barulhos externos, mas o aquecimento deixou a desejar. O quarto não contava com frigobar ou televisão, mas o custo da acomodação para um casal, nessa região, é realmente animador. O pessoal da equipe é atencioso, sempre muito simpático e à disposição para dúvidas… O que certamente conta a favor da do hotel. Para entrar no prédio, é necessário tocar uma campainha. Leia mais avaliações sobre o OportoHouse.

Moov Hotel Porto Centro – Precinho camarada, no coração da cidade, em uma ótima região para quem quer fazer compras — esse é o Moov. O hotel tem quartos pequenos e básicos, mas bons — com fechadura eletrônica, aquecimento central, cama razoável e uma excelente ducha (a forma de ser do box, porém, molha um pouco banheiro). O quarto tem móveis atuais, uma pequena televisão, não tem frigobar, mas, do lado de fora, há máquinas de autoatendimento em que se pode comprar bebidas. A internet funcionou muito bem durante minha experiência e o café da manhã, embora simples, cumpre sua função. O Moov tem transfer gratuito para a loja El Corte Inglês, que fica em Vila Nova de Gaia; e um grande diferencial do hotel é seu estacionamento privativo! Para o estacionamento, é necessário fazer reserva; o custo diário é de 8 euros. Leia outras avaliações sobre o Moov Hotel Porto Centro.

Hotel Premium Porto Downtown Localizado no centro da cidade, em uma região bastante propícia para conhecer pontos turísticos a pé, o hotel Premium Porto Downtown é novo e oferece um bom custo/benefício. Seu quarto não é grande, mas tem instalações modernas, grandes janelas de vidro, mesa de trabalho e frigobar. O atendimento dos funcionários é bom, eles são sensíveis às necessidades dos hóspedes. O banheiro também tem um tamanho confortável e chuveiro que oferece bom banho quente. O café da manhã é pequeno e bem preparado, realizado no restaurante do edifício, que tem uma vista panorâmica muito legal. A acomodação conta também com um rooftop, com uma vista bonita da cidade nos dias de céu aberto. É uma acomodação silenciosa, com restaurante e que permite fácil acesso a toda a região central do Porto. Bom local para quem gosta de caminhar e explorar as ruas da cidade a pé. Leia outras avaliações sobre o hotel Premium Porto Downtown.

 

Hotel Dom Henrique Downtown Tradicional hotel da cidade, o Dom Henrique é um hotel de grande porte, bastante frequentado por turistas e hóspedes que viajam a negócios. Não é um hotel tão novo, mas oferece uma estadia confortável. Seu quarto é de tamanho médio, aconchegante, com estação de trabalho, cama de casal e frigobar. O hotel tem áreas de eventos, um restaurante e bar na cobertura supergostoso para apreciar a vista da cidade, conversar com amigos ou simplesmente ler um livro. Há vários sofás no térreo e algumas salas para conferências no primeiro piso, além de um pequeno espaço fitness (bem pequeno, poucas opções de aparelhos). Esse hotel está próximo da estação de metrô Bolhão e do Mercado do Bolhão, região que permite fazer diversas atividades caminhando. O hotel não tem estacionamento e hóspedes podem fazer uso de um estacionamento público que fica próximo ao custo de 10,50 por dia. Leia outras avaliações sobre o Hotel Dom Henrique Downtown.

Boa Vista e Casa da Música

Porto Palácio – Elegante e de grande porte, o Porto Palácio abriga eventos e tem uma megaestrutura. É ideal para pessoas que querem curtir a cidade e também o próprio hotel. O quarto é amplo, com carpete sem nenhum odor que incomodasse, aquecimento funcionando corretamente, lavabo e banheiro com banheira. Embora não seja uma acomodação nova, tudo estava bem conservado e funcionando bem. O quarto ofereceu uma tranquila noite de sono, pois tem cama confortável e área silenciosa. É um hotel 5 estrelas e tem serviços mais completos do que hotéis simples, entre eles um o room service, restaurante com vista da cidade em seu último andar e academia superequipada (funciona para visitantes externos), com enorme quantidade de aparelhos, aulas aeróbicas, piscina, jacuzzi e spa. O café da manhã é muito bom, com variedade de pães, frutas e frios. Os funcionários foram simpáticos durante a estadia e o hotel conta com estacionamento privativo, que não necessita reserva. Leia outras avaliações sobre o Porto Palácio Congress Hotel & Spa.

HF Tuela Porto – Para quem procura um hotel com bom preço próximo da Casa da Música, o HF Tuela Porto é uma boa sugestão. O lugar tem bastantes quartos, restaurante, bar, computadores à disposição dos hóspedes e serviço de quarto feito em parceria com a Tele Pizza. Meu quarto era simples, mas confortável, com banheiro pequeno e uma ótima varanda, ideal para curtir um dia quente ao ar livre. O café da manhã trazia diferentes opções de pães e frutas. O atendimento dos funcionários é cortês e a localização do hotel é muito boa para quem viaja a negócios ou quer ficar em um hotel em uma região tranquila, arborizada ou que ofereça estacionamento. O Shopping Cidade do Porto fica ao lado do hotel, com várias lojas legais, e bem pertinho está o Mercado do Bom Sucesso, que tem várias opções de locais para comer! Leia outras avaliações sobre o hotel HF Tuela Porto.

Vila Nova de Gaia

The Yeatman – O hotel mais famoso do Porto não fica na cidade do Porto, e sim em Vila Nova de Gaia (a cidade “do outro lado do Rio”). As duas cidades estão bem próximas e, na prática, funcionam como se fossem o mesmo lugar. O Yeatman é o principal hotel 5 estrelas da região, reconhecido como um dos melhores hotéis da Europa e um dos melhores hotéis vinílicos do mundo. Ele abriga dois restaurantes, um deles com 2 estrelas Michelin, um bar, Spa by Caudalie, academia muito bem equipada e moderna, além de duas piscinas, uma externa e outra interna. Além da própria estrutura do hotel, que é fenomenal, (principalmente considerando que muitos hotéis no Porto são básicos e simples), um dos grandes destaques do Yeatman é oferecer uma vista linda para o Porto — por isso, inclusive, muitos turistas não hóspedes visitam o local para tomar um café ou chá da tarde apreciando a paisagem do hotel. Cada quarto da acomodação é “patrocinado” por um empresa e todos eles têm uma decoração diferente, sempre seguindo um padrão elegante. O quarto é grande, confortável, com frigobar, mesa de trabalho, cama supermacia, com roupa de cama de excelente toque e que oferece um ótimo sono. O banheiro também é amplo, com ducha forte e tem amenidades da marca francesa Caudalie. Todos os quartos do Yeatman são voltados para a vista que se tem do Porto e contam com uma varanda gostosa para apreciar o visual ou ficar ao ar livre. Não é um hotel econômico, mas certamente é a escolha perfeita para quem procura um hotel no Porto que ofereça um serviço especial e uma experiência singular. O Yeatman é um atrativo por si só! Leia outras avaliações reais sobre o hotel The Yeatman.

O Melhores Hotéis é feito em parceria com o Melhores Destinos e Guia de Destinos. Veja aqui passagens aéreas em promoção para Portugal e confira o nosso Guia do Porto, com todas as dicas para aproveitar o melhor da cidade!

Este artigo foi escrito porCamille Panzera