Hoteis Campos Do Jordao

hotéis em Campos do Jordão

Hotéis e pousadas em Campos do Jordão

A região serrana de São Paulo é conhecida como um dos principais destinos de montanha do Brasil, por isso estive na região em maio de 2018 para mostrar as principais opções de hotéis e pousadas em Campos do Jordão. A seleção de hospedagens abaixo engloba hotéis em diferentes regiões e distintas faixas de preços, para atender a pessoas com todos os gostos e bolsos. As fotos e comentários do texto refletem minhas experiências e todas as diárias foram pagas pelo Melhores Hotéis, portanto são completamente verdadeiras.

Destino certo dos paulistas, Campos do Jordão é uma cidade com cerca de 60 mil habitantes, que vê seu público disparar nos fins de semana, feriados e férias. Situado na região serrana do estado e conhecida como “Suíça brasileira”, é um destino romântico, ideal para curtir um friozinho e apreciar paisagens bucólicas das montanhas. Para quem procura badalação, é também um lugar certeiro, com boas festas, excelente para tomar cerveja, um bom vinho ou apreciar a boa gastronomia. Opções não faltam na cidade!

O turismo local ficou mais forte a partir dos anos de 1940, quando começaram a surgir os primeiros hotéis da região. Hoje, Campos — assim chamada pelos íntimos — tem variadas opções de hotéis e pousadas, capazes de atender a diferentes perfis, com uma ótima infraestrutura. A arquitetura enxaimel, de origem europeia, se faz presente em muitos hotéis e dá um charme todo especial à experiência na cidade. Durante a semana, a cidade tem um ritmo tranquilo e diárias de valores mais acessíveis (mesmo nos hotéis considerados refinados). Quando chega o fim de semana, a situação muda de figura: os preços aumentam consideravelmente, muitos hotéis, inclusive, exigem um número mínimo de 2 noites de hospedagem no fim de semana e as ruas ficam bem mais cheias.

 

Onde Ficar em Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma cidade espalhada, com montanhas, áreas urbanas e outras rurais. A vantagem da cidade é oferecer opções para pessoas com diferentes expectativas: se quiser ficar próximo ao centro e fazer atividades caminhando, você tem essa opção, assim como também pode ficar em um local mais isolado, cercado por árvores, onde não há nenhum barulho de carros. Mesmo que você esteja hospedado pertinho de tudo, estar com um carro é uma boa alternativa para fazer passeios em locais mais distantes da cidade,  já que táxis não custam barato!

As três áreas principais da cidades são o Capivari, que é o centro turístico, Abernéssia, o centro comercial usado pelos moradores da cidade, e Jaguaribe, que fica entre o Capivari e Abernéssia. Existem vários outros bairros em Campos do Jordão, mas são esses os principais, os quais usaremos como referência.

Capivari é o centro turístico, ou seja, onde fica boa parte dos hotéis e restaurantes que os turistas procuram, lojas de presentes e malharias, a saída do teleférico, o Baden Baden e outras atrações. O Capivari tem ainda outras divisões, como centro, baixo capivari ou a região histórica — mas o importante aqui, independentemente do nome, é entender como funciona o lugar. O Capivari é onde turistas preferem ficar, que tem opções de acomodação próxima ao comércio e outras um pouco mais afastadas, com um pouco mais de tranquilidade. É um lugar superlegal para fazer atividades caminhando, ir jantar a pé sem se importar se há trânsito ou não. E sim, embora Campos seja uma cidade pequena, o volume de carros nos momentos de pico deixa o trânsito lento e o estacionamento difícil, por isso, pode ser muito mais prático se hospedar em uma pousada em Campos do Jordão que te permita fazer algumas atividades a pé, como é o caso dos hotéis no Capivari.

Jaguaribe, o meio termo entre o centro turístico e o centro comercial, tem uma menor quantidade de hotéis e um ritmo mais sossegado. Na região plana do bairro, há uma boa oferta de comércio, enquanto a região mais alta é bastante tranquila, com pouco movimento de carros. Os hotéis aqui podem ter uma vista superbonita da cidade e você pode ir ao Capivari caminhando, se desejar — a caminhada deve levar em torno de 20, 30 minutos. Não é o tipo de passeio que as pessoas gostam de fazer toda hora, então ter um carro ao se hospedar aqui pode ser conveniente.

Outro bairro de Campos do Jordão que merece destaque é Abernéssia, o centro comercial do dia a dia. É aqui que ficam os supermercados, lojas de serviços e restaurantes mais populares. Não há tanta oferta de hotéis, mas existem opções de hospedagens que podem ser mais econômicas. Durante a noite, é um local com pouco movimento. Para quem realmente prioriza economia, há também a alternativa de ficar em Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha, a cerca de 45 minutos a uma hora de carro de Campos do Jordão. A hospedagem nessa cidade tende a ser realmente mais barata, mas é preciso considerar que você estará distante das principais atividades de Campos.

 

Pousadas em Campos do Jordão testadas

Villagio Itália – Pousada com três andares localizada centrinho do Capivari. Local simples, econômico, ideal para quem quer ficar bem localizado sem gastar muito. Bom lugar para fazer atividades a pé, pois está perto de lojinhas, Baden Baden e teleférico, por exemplo. As acomodações são simples, bem conservadas e funcionando corretamente. O quarto tem um bom tamanho, aquecedor, chuveiro com água quente e cama confortável. O Wi-Fi funcionou bem durante minha experiência. O café da manhã é pequeno e simpático e a pousada conta com estacionamento coberto e elevador. Leia outras avaliações reais sobre a Pousada Villagio Itália.

Canadá Lodge – Localizado no Capivari, em uma área mais reservada, a cerca de 10 minutos a pé do centrinho, o Canada Lodge é uma pousada temática, cuja decoração gira em torno do Canadá. Toda a decoração do local conta com diversos artigos característicos do Canadá, tornando a experiência da hospedagem superdiferente e divertida. A acomodação é aconchegante e a equipe bastante prestativa. Meu quarto tinha uma decoração pitoresta, estilo casa de montanha, aconchegante, com cama grande e roupa de cama macia, que ofereceram uma ótima noite de sono. O banheiro tinha um bom chuveiro, aquecimento no chão e um estilo já um pouco antigo. Na área comum da pousada, sempre decorada com diversos artigos que remetem ao Canadá, há mesas de jogos, uma sala deliciosa para curtir a paisagem externa e uma jacuzzi em área fechada. A pousada oferece um chá da tarde, pequeno, mas uma delícia, assim como o café da manhã, feito com muito carinho e itens frescos — quem quiser pode pedir panquecas com maple syrup, xarope extraído da árvore do bordo. A região é tranquila e geralmente silenciosa. Leia outras avaliações sobre o Canadá Lodge.

Campos dos Holandeses – Afastada do centro e com um preço muito em conta, a Pousada Campos dos Holandeses é uma das melhores alternativas em Campos do Jordão para quem busca um local com bom custo/benefício. A pousada tem uma arquitetura muito bonita, quartos em dois edifícios e um chalé externo. Seus funcionários são solícitos às necessidades dos hóspedes e a acomodação conta com piscina interna aquecida, um espaço fitness bem pequeno, bolo para os hóspedes durante a tarde, área de jogos, brinquedoteca e playground. Já o meu quarto tinha um espaço amplo, banheiro com uma boa ducha, gama grande, varanda com vista da região e frigobar desabastecido. O café da manhã é servido em horário extendido, com produtos feitos na própria pousada e expostos em fogão de lenha, o que os deixa sempre quentinhos. A propriedade é cercada por verde e, por ficar ligeiramente afastada do centro, é indicada a quem está com veículo, que será essencial para fazer passeios e jantares. Leia outras avaliações sobre a Pousada Campos dos Holandeses em Campos do Jordão.

Hotéis em Campos do Jordão testados

Hotéis econômicos em Campos do Jordão

Flat Hotel Palazzo Reale – O Palazzo Reale é um flat localizado a cerca de 600 m do burburinho do Capivari. Sua decoração relembra os cenários de uma cidade italiana e sua infraestrutura é boa. O flat conta com pequeno espaço fitness, serviço de quarto, piscina aquecida em área fechada, estacionamento e elevador. Além disso, o grande diferencial do lugar é que ele não tem apenas quartos, e sim pequenos apartamentos equipados com uma cozinha (com micro-ondas, geladeira e alguns utensílios), sala e quarto. É uma boa alternativa para quem está em família, quer ficar instalado em uma região central, que permita fazer atividades caminhando, mas não deseja ficar em um quartinho apertado. O local tem preços justos, uma equipe simpática e instalações simples, mas bem conservadas. Meu pequeno apartamento tinha em torno de 40 m² sofá, cama extra grande com lençol térmico, dois aparelhos de ar condicionado, duas televisões, pequeno banheiro e mesa de jantar. O café da manhã do hotel é servido em uma sala, porém, na ocasião, foi serviço na própria mesa, já que havia poucas acomodações em uso durante minha hospedagem — simples, mas gostoso. Leia outras avaliações reais do Flat Hotel Palazzo Reale.

Nacional Inn – Situado no Jaguaribe, o Nacional Inn é um hotel que faz parte de um grupo com outras unidades de hotéis em Campos do Jordão. Essa unidade já é um pouco antiga, mas oferece um bom valor em suas hospedagens e pode ser uma boa opção para quem procura diárias por um preço acessível, em uma área tranquila. O hotel é grande, tem uma fachada muito bonita que remete ao estilo de arquitetura característico da cidade. Meu quarto tinha um tamanho razoável, com cama de casal + cama de solteiro, frigobar e aquecedor portátil. Na área comum, o hotel disponibiliza uma piscina coberta aquecida, pequeno espaço fitness, sauna e mesas de jogos. O café da manhã é simples, sem muitos destaques. É realmente um hotel antigo, em que uma modernização no estilo viria a calhar, mas se você quiser economizar, pode ser uma alternativa a se considerar. Leia outras avaliações reais sobre o hotel Nacional Inn Campos do Jordão ou outros hotéis da mesma rede, com o Castelo Nacional Inn ou Golden Park Campos.

Hotéis de valor intermediário em Campos do Jordão

Serra da Estrela – Bem localizado e com uma ótima estrutura, o hotel Serra da Estrela fica na região central do Capivari. O hotel com 4 andares tem piscina coberta e com água quente, copa baby, um salão confortável com lareira, playground infantil, academia muito boa, spa e manobrista. É uma excelente opção para quem quer ficar no centro, podendo fazer atividades a pé e eventualmente pegar o carro para explorar os arredores de Campos do Jordão. A equipe do hotel é simpática e um de seus grandes diferenciais é oferecer alimentos para quem tem restrições alimentares — o café da manhã tem uma mesa cheia de opções para veganos! O quarto tinha um tamanho confortável, era silencioso, possuía aquecedor, frigobar, cama grande e macia e um banheiro com decoração atual, com ducha do chuveiro de qualidade. É uma alternativa de hospedagem que sugiro a pessoa de todas as idades, em especial às que buscam conforto e localização central. Os serviços do hotel, como spa, restaurante e serviço de quarto, têm um valor justo e inferior aos preços exagerados cobrados por outros hotéis na cidade. Leia mais avaliações reais sobre o hotel Serra da Estrela.

Hotel Frontenac – O charmoso Frontenac é um hotel que fica no centrinho do Capivari, ótimo para fazer atividades caminhando. O hotel tem uma decoração clássica e elegante, conta com 4 andares, elevador, 2 restaurantes, uma biblioteca supercharmosa, espaço fitness bem equipado e piscina ao ar livre. As acomodações do hotel e do quarto são antigas, mas estão bem conservadas e funcionam bem. Meu quarto era pequeno e aconchegante, com cama macia, ótimos lençóis e varanda com vista da cidade. O banheiro, pequeno, tinha amenidades da L’occitane e excelente jogo de toalhas e roupões — no entanto, não gostei muito do fato de o box ser dentro de uma banheira que era um pouco alta, dificultando seu acesso. Para quem gosta de locais escuros para dormir, o quarto tinha uma boa vedação, mas se preferir ambientes mais silenciosos, sugiro pedir um quarto voltado para a parte interna do hotel. O café da manhã é gostoso, com ovos preparados de acordo com o gosto do hóspede, frutas e bolos — se tiver alguma restrição alimentar, avise aos funcionários da recepção, que podem providenciar algo diferente no café. Considero um hotel bem legal para quem quer ficar bem localizado, podendo sair para jantar a pé no Capivari. Leia outras avaliações reais sobre o hotel Frontenac.

Hotéis 5 estrelas em Campos do Jordão

Hotel Toriba – Completando 75 anos em 2018, o Toriba é um melhores e mais tradicionais hotéis em Campos do Jordão. A propriedade é enorme, afastada do centro, ideal para quem quer relaxar em meio à natureza. O local tem um edifício principal, onde me hospedei, além de outros chalés espalhados pelo terreno, cercado por muito verde, araucárias e uma vista incrível! O Toriba tem dois restaurantes (muito bons, por sinal), serviço de quarto, uma piscina deliciosa ao ar livre, jacuzzi, academia moderna, Spa by L’Occitane e uma fazendinha, com animais de pequeno porte com os quais as crianças podem interagir. Cheguei no hotel antes do horário de check-in e me foi oferecido um upgrade para o edifício principal, que conta com elevador. Meu quarto era amplo, cama grande e macia, varanda enorme e com uma vista linda ao anoitecer, além de banheiro com ótimo chuveiro. Os móveis do quarto/banheiro e estilo do hotel são antigos, mas o local está bem conservado e embora não seja o tipo de acomodação moderna, tem todo um charme da decoração mais antiga e campestre. O café da manhã é muito bom, com variedade de frutas, pães, bolos, café servido à mesa e ovos preparados na hora. É um hotel com atendimento atencioso, ideal para quem quer uma experiência mais refinada em meio às montanhas e deseja usufruir das dependências da própria acomodação. Leia outras avaliações reais sobre o Hotel Toriba, em Campos do Jordão.

Carballo Hotel & Spa – Instalado a poucos quilômetros do Capivari, o Carballo é um hotel e spa bem indicado para quem quer contato com a natureza em um local com boa estrutura. O hotel é de médio porte, tem quartos amplos, alguns voltados para o próprio jardim e outros para o visual da serra, com diversas araucárias. Seu edifício é imponente, moderno e conta com um bom espaço fitness, com aparelhos novos, serviço de quarto, piscina ao ar livre e áreas para curtir a natureza. Meu quarto era espaçoso, aconchegante, com bom aquecimento, cama grande e firme, além de frigobar abastecido com consumo livre. O local é bastante silencioso, sem barulhos próximos, e ofereceu uma excelente noite de sono. O Carballo tem um restaurante, onde é servido café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Durante a tarde, é servido um bom chá para os hóspedes e no café da manhã há variadas opções de pães, bolos e frutas. A propriedade é muito bem cuidada, tem elevador, manobrista e considero uma boa opção para casais. Leia outras avaliações reais sobre o Carballo Hotel em Campos do Jordão.

 

Onde não gostei tanto assim:

Leão da Montanha – Localizado a cerca de 500 m do burburinho no Capivari, o Leão da Montanha é um tradicional hotel em Campos do Jordão. A propriedade é grande, dividida em diferentes edifícios, tem piscina coberta, um espaço fitness simples, área de jogos, copa baby e playground infantil. Embora a localização do hotel seja muito boa, permita ir ao centrinho a pé, e as diárias tenham um preço baixo, achei as acomodações muito antigas e precisando de uma atualização. Meu quarto tinha um tamanho mediano, cama de casal, guarda-roupas, varanda com uma vista bonita, aquecedor portátil e uma antesala com frigobar. O banheiro, pequeno, tinha uma decoração estilo anos 80, já ultrapassada. O café da manhã é pequeno e, no lobby, o hotel conta com um bar e lojinha, além de sofás. A internet funcionou bem durante minha estadia, mas achei que todo o lugar realmente merece um aprimoramento na decoração, bem como melhor cuidado com limpeza. Leia outras avaliações sobre o o hotel Leão da Montanha.

O Melhores Hotéis é feito em parceria com o Melhores Destinos e Guia de Destinos, onde você pode conferir um guia completo sobre Campos do Jordão, ou encontrar as melhores promoções de voos para São Paulo, já que o aeroporto mais próximo da cidade é o de Guarulhos!

Este artigo foi escrito porCamille Panzera