Como Reservar Hoteis e Pousadas

Dicas para reservar hotéis e sempre acertar na escolha!

Reservar o hotel é uma das partes mais importantes do planejamento de uma viagem. Um bom hotel faz toda a diferença no aproveitamento das férias e, algumas vezes, ele, sozinho, é a principal atração da programação. Mesmo que você queira apenas um lugar para dormir e tomar banho, a maioria dos viajantes prioriza um lugar limpo, com bom chuveiro e cama confortável para dormir. Pensando nisso, vamos às minhas dicas para reservar hotéis e que valem para qualquer lugar que você pensa em viajar!

 

Dicas para reservar hotéis

1 – Toda vez que planejo uma viagem, é o Booking.com que utilizo para as reservas dos hotéis. Não é à toa que o Booking é nosso parceiro. Já fiz mais de 200 reservas pelo site, nos mais diversos países e realmente não tenho reclamações. Em caso de dúvidas ou alguma solicitação, sempre utilizei o atendimento em português pelo telefone, mesmo quando estive no Japão. Outro motivo pelo qual o Booking é famoso é por permitir que a reserva seja cancelada gratuitamente, então, se for preciso alterar a data da viagem ou cancelar, não há problema com isso. Lembre-se que, para fazer o cancelamento gratuito, é preciso escolher essa modalidade na hora da reserva.

Como Fazer Reservas Hotel Booking

 

2 – Outra dica é não deixar para fazer a reserva do hotel em cima da hora, porque a quantidade de hotéis e quartos disponíveis será bem menor. Com antecedência, a chance de encontrar aqueles hotéis bons e baratos é melhor, afinal, são eles que costumam ser reservados e esgotados primeiro.

O uso dos filtros

3 – No site do Booking.com, coloco as datas e destino da minha viagem. Como o site possui diversos filtros, é com ele que começo minha seleção de hotéis. Meu primeiro parâmetro é selecionar hotéis que possuam nota maior que 8. Na minha opinião, isso garante que a hospedagem seja satisfatória e eu não caia em furadas.

4 – Outro filtro que utilizo com frequência é o que diz respeito à faixa de preços. Nos filtros, seleciono uma faixa de preço que gostaria de pagar pelas diárias e assim ficam mais claras as minhas opções de hotéis.

Como Escolher Hotel

5 – Em seguida, penso a respeito da localização do hotel. Como em grande parte das vezes viajo sozinha, priorizo um hotel que tenha boa localização, que esteja perto do comércio e de restaurantes. Para entender e me familiarizar com a geografia da cidade, abro o mapa do Booking para ver as opções de hotéis por bairros. Uso muito o mapa porque nele mesmo consigo ver os hotéis, seus preços e nota. Se for o caso, filtro os hotéis pelo bairro. Ler blogs de viagem ou guias também ajudam bastante a entender como são as experiências em cada bairro e suas facilidades.

Posso utilizar mais ou menos filtros a depender do destino e, às vezes, é preciso ser maleável na hora de escolher um hotel. Quais são suas prioridades? Prefere um hotel com piscina? Precisa de um quarto adaptado para cadeirantes? Quer um hotel que tenha café da manhã incluído, academia ou aceite animais de estimação? Basta utilizar os filtros para ver quais hotéis preenchem os requisitos que você procura.

A seleção

6 – Com todos os filtros já selecionados, visualizo a lista de hotéis, priorizando a avaliação dos hóspedes, o que para mim é muito importante. Evito escolher um hotel que tenha pouquíssimas avaliações, procuro sempre por uma acomodação que tenha um nível razoável de avaliações e uma nota bacana. Assim fica difícil errar.

Como Reservar Hotel 1

7 – Começo a ver mais de perto os hotéis pelos quais me interesso. Vejo as fotos, leio as avaliações, vejo os pontos fortes e fracos de cada um dos lugares. Percebo o que dizem nas avaliações a respeito da limpeza, comércio próximo ao hotel, se há algo em especial que chamou a atenção de antigos hóspedes, etc. Às vezes, consulto o TripAdvisor para conferir as fotos de antigos hóspedes e o Google Street View para ver as redondezas do hotel.

Depois de pesquisar sobre minhas opções, faço uma pré-seleção dos hotéis que me interessam. Se vou viajar com outra pessoa, mostro os hotéis que gostei para ver se também agrada aos outros e, às vezes, faço uma lista com as opções que tenho em mente e gostei — para isso, basta clicar no coração que existe na página de cada um dos hotéis.

A reserva

8 – Depois de escolhido o hotel, é hora de reservar. Confiro a data correta da viagem, vejo as opções de quartos disponíveis e a configuração das camas. Algumas vezes, quartos maiores estão com o mesmo preço de quartos menores, então vale ficar atento a essa parte do site para fazer um bom negócio.

9 – Em seguida, escolho a opção do quarto com reserva gratuita e com café da manhã (ou não, a depender do destino que estou indo).

Reservas Booking

10 – Finalizo a reserva verificando as condições de pagamento. Há reservas que podem ser parceladas no cartão e destinos em que são cobrados impostos.

11 – Confiro o recebimento do e-mail com a confirmação da reserva e aguardo o feliz dia de viajar!

Dica bônus

12 – Esta dica é um pouco polêmica, não vale para todos os destinos/situações e deve ser usada com moderação, mas vamos lá! Já experimentou, às vésperas da sua viagem, olhar o preço das diárias de algum hotel que você tenha desejo de ficar? É claro que, em cima da hora, a acomodação pode estar lotada e sem vaga, mas há também a possibilidade de ela estar mais barata, justamente porque é do interesse do hotel que seus quartos estejam ocupados. Por isso, a dica final é dar uma olhadinha nos preços das diárias pouco antes de viajar e conferir se os valores não estão mais baixos.

Conclusão

Pode não parecer o mais simples dos processos no começo, mas quanto mais tempo você dedica ao planejamento da viagem, mais chances de ela ser um grande sucesso. Escolher um hotel legal e gostar da experiência é algo que fica marcado nas nossas lembranças… Ninguém quer viajar para passar perrengue ou ficar em um hotel velho, né? Seguindo as dicas acima, fica muito mais fácil escolher o hotel perfeito para sua viagem!

Conte nos comentários como você faz para reservar hotéis e suas dicas quando viaja!

Este artigo foi escrito porCamille Panzera